Dirigir sob o efeito do álcool

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Dirigir embriagado)
Ir para: navegação, pesquisa
Hoe.jpg Foi golpe sim, companheiro...

Aê, meu, este artigo é verde-amarelo, mano! Só fala de futebol, come feijoada, exporta travestis, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela alta criminalidade.

Corpo cerveja.jpg Cquote1.png TOMA CACHAÇA, CARAI!! Cquote2.png

Este artigo tem cheiro de porre! O autor está caído na calçada, gorfando álcool puro. Melhore este artigo e ganhará 6 litros de uísque, mas se vandalizar, será obrigado a tomar catuaba selvagem!


60px-Bouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Dirigir sob o efeito do álcool.


Manobra que deu o título da categoria "automóveis de passeio" a Luiz Fernando Ribas Carli Filho.
Jeremias José, bi-campeão na categoria "motocicletas", tentando subir para a categoria "Estado/País".
Motorista do biarticulado e a manobra que garantiu o título na categoria "caminhões e ônibus articulados".

Dirigir sob o efeito do álcool, dirigir alcoolizado, ou dirigir bêbado é uma modalidade esportiva classificada como esporte radical, muito popular no Brasil. A grande maioria dos condutalcoolatletas, como são conhecidos seus praticantes, são babacas, otários e playboys.

De fato, o Brasil possui os atuais campeões mundiais, em todas as categorias, incluindo automóveis e motocicletas, as principais.

Uma parcela considerável dos praticantes de dirigir bêbado migram de esportes alcoólicos mais arriscados, como o truco valendo o toba.

Características[editar]

Dirigir sob o efeito do álcool é praticado de forma semelhante ao duatlo, sendo, portanto, dividido em duas etapas.

  1. Alcoolização:
    Essa etapa consiste basicamente em encher a cara. São permitidas todas as formas de bebidas alcoólicas: destilados, doutrolados, fermentados, etc. Mesmo vinagre, enxaguante bucal, desodorante e álcool doméstico são permitidos. Não é permitido, no entanto, o uso de álcool combustível. Um dos pricipais erros de atletas mais novatos é exceder-se nessa etapa e acabar dormindo na mesa do boteco.
    • Pontuação: o número de pontos é a 500 vezes diferença de dosagem alcoólica (d.d.a.) antes e depois da visita ao bar. Desde 2004 É usada a d.d.a. no lugar da dosagem alcoólica final para evitar o chamado "esquenta". Exemplo: Se antes da chegada ao bar a dosagem alcoólica era 0,1 g de álcool por litro de sangue (0,1 g/L) e sai do bar com 1,6 g/L, ele marca 750 pontos. Pois
  2. Condução:
    Etapa final, consiste em conseguir adentrar no veículo, dar a partida, e conseguir completar o trajeto somando pontos.
    • Pontuação: Na segunda etapa, somam-se os pontos adquiridos na primeira etapa aos adquiridos das seguintes formas:
    1. Um número de pontos igual à velocidade média atingida
    2. Um número de pontos igual à diferença entre o tempo de prova (em segundos) e um valor predefinido para a prova. Ex.: Se numa prova de 10 minutos (600 segundos), o atleta concluí-la em 9 minutos (540 segundos), o competidor marca 60 pontos.
    3. 50 pontos para cada sinal vermelho ou prerefencial furada
    4. 20 pontos para cada sinal amarelo queimado, ou área de velocidade controlada (por câmeras ou radares) desrespeitado
    5. 300 pontos para cada quilometro na contramão (incluindo frações). Ex.: Andar 1,5 km na contramão somaria 450 pontos
    6. Em caso de acidente, um ponto para cada dólar de prejuízo (a atribuição do dólar segue as regras internacionais da FIAA, Federação Internacional de Automobilismo Alcoólico), incluindo danos em todos os veículos envolvidos, em anexos às vias, como postes e placas de sinalização, custos hospitalares ou de sepultamento. Não são incluidas as dispesas com multas
    7. 500 pontos para cada blitz que não parar o atleta
    8. 750 pontos para cada blitz que parar o atleta e não o multar ou prender

Em caso de multa ou prisão, o competidor é desclassificado, a não ser que a prisão seja decretada após um acidente, como aconteceu com Carli Filho.

Categorias[editar]

Existem atualmente categorias para dirigir sob o efeito do álcool, são elas equivalentes às categorias das CNHs brasileiras, exceto pela última:

Categoria Tipo de veículo Atual campeão Nacionalidade Observação
A Motocicletas Jeremias José Bandeira do Brasil Brasil Bi-campeão mundial
B Automóveis de passeio Carli Filho Bandeira do Brasil Brasil Renunciou o mandato de deputado federal pelo Paraná para se dedicar exclusivamente ao esporte
C Caminhões João do Caminhão Bandeira do Brasil Brasil Nessa categoria não são permitidos os rebites, apenas álcool
D Ônibus Motorista de linha carioca Bandeira do Brasil Brasil Nessa categoria não são permitidos os rebites, apenas álcool
E Ônibus e caminhões articulados Motorista do biarticulado Bandeira do Brasil Brasil Nessa categoria não são permitidos os rebites, apenas álcool
F Estado/País Luiz Inácio Lula da Silva Bandeira do Brasil Brasil Título emérito e in memoriam atribuido a Boris YeltsinBandeira da Rússia Rússia

Ver também[editar]