Fus Ro Dah

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Oblivionlogo.jpg Fus Ro Dah é sobre a série The Elder Scrolls...

...e é um RedGuard, então cuide-se caso ande perto de Tamriel.

Cuidado para não se perder em Morrowind no artigo.

600px-MW-quest-Dark Brotherhood Attacks.jpg

Cquote1.png Fus... RO DAH!! Cquote2.png
Dovahkiin sobre qualquer coisa
Cquote1.png FUS RO D'OH! Cquote2.png
Homer Simpson sobre Dovahkiin

FUS RO DAH é um grito histérico do grandioso Dragonborn, presente no jogo Skyrim. Ele nada mais é do que um arrotão dado pelo Dovahkiin após o almoço que faz até mesmo gigantes voarem.

O que realmente é[editar]

Efeitos do Fus Ro Dah: te fazem achar que você pode voar. (O que não é necessariamente uma mentira)

Para os que nunca jogaram ou jogaram e, mesmo depois de 6 anos de lançamento do jogo, ainda não perceberam, no jogo (estamos falando de Skyrim, sua anta) há uma opção de ação chamada "Shouts", traduzido para o favelês português, "gritos". Existem uma caralhada de gritos dos mais variados tipos e formas, desde cuspir fogo e gelo pela boca, como desarmar o inimigo, afastar criaturas, tornar-se invencível por alguns segundos, dar um dash, enfim. O Fus Ro Dah, por sua vez, é um dos menos sem graça "chamativos" do jogo, entretanto, o mais usado e um dos mais poderosos (e engraçados, como verão mais à frente).

Após comer um ovo com repolho, tomar 2 litros de skooma e comer meia dúzia de coração de Daedra, o Dovahkiin fica doidão e dá um arrotão absurdamente poderoso que gera uma propulsão no ar, jogando tudo e qualquer coisa para longe dele. Dependendo a quantidade de ovos que ele comer, a força da propulsão pode variar.

Como conseguir[editar]

É muito simples, basta jogar os 20 primeiros minutos do jogo.

Cquote1.png Só isso?????? Cquote2.png
Você

Sim, caro noob. Só isso para conseguir a primeira parte do seu Fus Ro Dah, pois este você desbloqueia simplesmente na história principal jogando o jogo. A primeira palavra, "Fus", você localiza naquela primeira dungeon, onde o Jarl de Whiterun e seu Shang Tsung particular pedem para que você localize a Pedra do Dragão, cuja dungeon fica relativamente próxima à cidade de Whiterun. Lá dentro, após chegar no final dela, seu personagem vislumbra pela primeira vez um Muro de Palavras e, misteriosamente, consegue ler naquela linguagem ridícula que os produtores inventaram para o game, entretanto, ele não consegue fazer nada após ler. Subsequentemente, após voltar ao Dragonsreach até o Jarl e entregar a Pedra do Dragão, ele reúne sua trupe de caçadores e vocês se dirigem até um posto de vigilância próximo dali que havia sido atacado por um dragão. Após matá-lo, o Dragonborn, na maior cara de pau à lá Shang Tsung, rouba a alma do falecido, adquirindo, então, a capacidade de pronunciar a primeira palavra anteriormente aprendida: "Fus".

Uma véia acreditando no poder to Thu'um e aplicando um Fus Ro Dah. Se ela pode, você também poderá.

A segunda e a terceira palavra são aprendidas após subir aquele morro do caralho, gigantescamente gigante, localizado próximo à Whiterun, onde ficam os velhos caducos dos Greybeards. Eles ensinam depois do Dragonborn cumprir uns favorzinhos para eles, como, por exemplo, trocar suas fraldas geriátricas, já que todos tem 900 e cacetadas de anos e não conseguem mais nem se abaixar.

Onde usar[editar]

Não há necessariamente um pré-requisito de localização/situação para usarmos deste delicioso shout. Basta olharmos para algo ou alguém e aplicarmos o arrotão maroto. Você pode estar andando tranquilamente por Whiterun, olhar para uma galinha e aplicar o ataque. Além dela sair voando para a puta que pariu, você ganhará de brinde 74 guardas te caçando, pessoas te julgando e sua recompensa passando das 1000 peças de ouro. Vale super a pena. Outra situação bastante interessante é quando você já se cansou da chata da Lydia e quer dispensá-la ao maior Leônidas: leve-a até um morro bastante alto, mais precisamente numa das extremidades dele, e grite. Ela irá sair voando e findará à morte. Cômico, eu diria. Entretanto, há situações onde fazer isso pode te trazer benefícios, como na situação onde você está encurralado em uma dungeon por diversos inimigos e com pouca vida: basta um Fus Ro Dah para afastá-los e pimba, ganhou espaço para trabalhar a batalha de maneira inteligente. Também para incomodar gigantes, é bastante engraçado vê-los voando após levarem um grito destes.

Um fato curioso a respeito do grito, é que o agente passivo da situação (que recebe toda essa propulsão arrotizadora), no momento do impacto do shout, mais parece um boneco de posto de gasolina, pois este perde completamente noção da física do jogo e sai voando de braços e pernas abertas. Forte candidato a estar na lista dos maiores bugs de Skyrim (que não é necessariamente um bug).

Aplicação na vida real[editar]

Vejamos, agora, um compilado de flagras de Dovahkiins safadinhos que andam mundo à fora fazendo uso deste grito:

Ver também[editar]

v d e h
Skyrim logo.png