Gamão

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Gamão (ou backgammon) é mais um daqueles jogos de tabuleiro sem fundamento e chatos... e dentre eles, é um dos mais velhos do mundo. Na maioria das versões, é jogado por dois imbecis, mas não é obrigatório que um esteja gamado no outro. Este jogo, logicamente, também é considerado como uma espécie de passatempo, daqueles que não se tira qualquer proveito, visto que é coisa de quem não tem o que fazer.

Alguns dizem que o gamão é um jogo de corrida ou de percurso, como o ludo. Mas tudo o que se vê é um tabuleiro com um monte de peças, mais marcado até do que os fundos da sua irmã, o que contraria a teoria.

História[editar]

Cquote1.png Minha nossa, que jogo divertido! Cquote2.png

O gamão é um jogo tão doido de se entender quanto a própria história do mesmo, tanto é que ainda existem controvérsias sobre a origem e a existência do mesmo. Alguns dizem que este é "o rei dos jogos e o jogo dos reis", comprovando que os reis eram pessoas muuuito ocupadas e dedicadas às tarefas rotineiras que lhes eram cabíveis.

No Brasil[editar]

O jogo foi trazido e introduzido pelos padres jesuítas que obrigavam os índios a jogarem com eles. Uma proposta irrecusável, porque era melhor perder tempo jogando, que adorando a Tupã e sofrer a pena de descer direto pro inferno. Após o suicídio da maioria dos índios, o jogo foi abolido e usado somente como instrumento de tortura. Na época da ditadura, o DOPS chegou a obrigar qualquer um que andasse fora da linha a jogar gamão repetidas vezes, até confessar seus crimes (imaginários ou não). Numa dessas ocasiões, Lula mordeu sua própria mão e arrancou o próprio dedinho para usar como peça, após quase empatar com Zé Dirceu.

Embora seja pequena a parcela da população que entende o jogo, ainda assim ficou conhecido, porque é coisa de desocupado. O jogo é bastante popular em asilos onde a partida também pode ser finalizada após o óbito de um dos atletas. Roberto Justus pode ser considerado o maior jogador de gamão no Brasil; com apenas 60 anos, é considerado a maior promessa de títulos para as próximas décadas. Justus iniciou a prática após discutir com Ticiane Ribeiro, que reclamava de sua mesmice e falta de ação. Intrigado com as críticas sofridas, Justus jogou gamão com Oscar Niemeyer até sua morte. Atualmente, Justus treina gamão na associação desportiva de rapazes em Erechim, juntamente com outras jovens promessas brasileiras como Silvio Santos, Ney Matogrosso, Leão Lobo e Silas Malafaia. Este último inclusive se orgulha de ser um especialista em pinos.

Etimologia[editar]

A palavra "gamão" pode ter sido originada do inglês backgammon, que significa "gamei nas suas costas".

Regras[editar]

Ah, as regras... O gamão é conhecido por ter muitas, por isso que é um jogo tão fácil. Fora as regras inventadas toda vez que o jogo tinha uma atualização no servidor, foi por causa delas que o gamão tornou-se conhecido mundialmente, ganhando até mesmo uma versão chinesa. Também é por causa delas que o jogo é uma completa desordem, e as partidas mais curtas não duram menos que duas horas.

Embora o jogo tenha muitas regras, as mais conhecidas são:

  • Se um jogador tocar numa peça, após pagar o dote ele deve amá-la e respeitá-la, na alegria e na doença, na saúde e na tristeza, para todo e sempre. Amém.
  • O jogo pode prolongar-se infinitamente, porque se um jogador não colocar uma de suas peças num ponto, ele não terminou a jogada.
  • Havendo uma peça esquecida por um jogador, foda-se, ele é burro e não há penalidade sobre isso, exceto uma multa de mil cruzeiros e o risco de estar usando cheats.
  • No caso de um jogador noob achar que errou a jogada e querer voltar atrás, isso só será admitido se for possível voltar no tempo. Ou se o adversário for igualmente noob.

Variações[editar]

  • Strip Gamão: Perdeu uma peça? Perde outra peça (de roupa), vai tirando, minha filha...
  • Bakugan: A versão chinesa.
  • Gamão do Século: Jogado a cada 100 anos, a próxima variante será discutida em 8299. Deixe seu email, e te mandaremos as regras atualizadas.
  • Front Gammon: O backgammon do mundo do contra. Ao invés de "gamar nas costas" do outro, nesta aqui se "gama na frente" mesmo.
  • Infinitygammon: Eleito por unanimidade o jogo mais chato e emocionante dos últimos tempos, esta versão é continuamente jogada por Jimi Hendrix e Satanás. Assim como na versão original, a partida só vai terminar assim que um deles recolha a maioria das peças (os seres humanos) para seu lado.