Propina

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Cquote1.png Tudo que é demais é propina Cquote2.png
Velho ditado sobre Propina
Cquote1.png U cão foi quem butô pra nóis recebê Cquote2.png
Jeremias sobre Propina

Propina é todo aquele dinheiro que o capetinha em seu ombro direito diz "Receba" e o anjinho em seu outro ombro diz "Não receba".

O resultado disto é muito misterioso, pois seu ouvido esquerdo misteriosamente consegue uma surdez temporária e a sua carteira, misteriosamente fica mais cheia.

História[editar]

Este pegou muita gente fazendo algo errado

A propina existe desde que o mundo é mundo e tem sido muito utilizada na política e também muito utilizada na política.Já falei da política?

Antes da invenção do dinheiro os objetos utilizados no escambo eram eficientes: Coisas equivalentes eram trocadas, mas neste caso, dava-se um produto e recebia-se um favor: Dava-se, por exemplo, uma maçã e recebia-se, como favor a não cobrança dos impostos na alfândega.

Ou talvez, dava-se uma laranja e receber-se-ia a morte da sua sogra, mas neste caso, na realidade você teria que dar cerca de 2 toneladas de maça para receber um favor tão grande como este. Em tempos remotos, a propina tanto tirou pessoas da forca quanto colocou algumas, por exemplo, Tiradentes não quis agraciar o rei de Portugal com seus conhecimentos em Odontologia e vejam o que aconteceu, um pequeno acidente.

Como pagar uma propina[editar]

Propina na Roma antiga. Vemos aqui um senador sendo propinado

A necessidade do pagamento de uma propina não vem do vácuo, portanto os passos seguidos são normalmente:

  1. Faça algo de errado, mas lembre-se quanto mais errado mais dinheiro vai custar
  2. Seja pego por alguém fazendo o "algo errado"
  3. Oferece a propina proporcional ao tamanho da barriga do "alguém" que te pegou fazendo o "algo errado" somado ao tamanho do seu "algo errado"

Pessoas que aceitam a propina[editar]

Como uma Puta Paga Suborno!.

Ver também[editar]